Já parou para pensar que a força mais perceptível que atua em nossos corpos é a gravidade? Pois é. E sempre que falamos desta força é preciso se lembrar de que uma boa postura faz toda a diferença para minimizar os impactos da gravidade sobre o corpo.
O próprio idealizador do método Pilates, Joseph Pilates, disse que “praticamente todos os males humanos são causados diretamente por hábitos errados, que só podem ser corrigidos com a adoção imediata de hábitos certos”.
Sabemos que o nosso corpo é inteligente o suficiente para compensar na hora de evitar esforços e proteger as nossas fraquezas e, ao mesmo tempo, para explorar os nossos pontos fortes, mas aprender a se portar com a postura adequada é tudo e pode ser a chave vital para uma vida mais saudável.
Isto significa que postura é muito mais do que estufar o peito, levantar o pescoço, alinhar o corpo e posar de frente para um espelho. A consciência corporal vai muito além de tudo isto. Quando você a tem passa a policiar mais os seus hábitos posturais – quando está sentado de forma incorreta de frente para o computador, no sofá da sala vendo televisão, quando está usando o celular, limpando a sua casa ou apanhando um objeto que caiu no chão.
Um dos muitos benefícios da prática regular do pilates é exatamente este: você passa a desenvolver uma consciência sobre como manter seu corpo devidamente alinhado, corrigindo problemas posturais. Além de restaurar a postura correta e ideal do corpo, você passa a evitar lesões e dores, ganha mais mobilidade, consegue ter maior amplitude dos seus movimentos, melhora a sua circulação e acaba tendo um funcionamento mais saudável dos seus órgãos, já que contribui para a redução da pressão sobre eles.
Foto: Karolina Grabowska
Deixar um comentário