A dor ciática não é um estado de saúde ou doença, mas, ao contrário, um sintoma que se reflete em dores na região das nádegas, coxas e pernas.
Este tipo de dor pode ser causado por uma variedade de fatores e sua denominação, dor ciática, vem do nervo ciático, que é o maior nervo em nosso corpo. Para se ter ideia de sua extensão, ele começa no final da coluna, na junção de várias raízes nervosas, passa pelos glúteos, atrás da coxa, pelos joelhos, onde se divide em dois (o tibial e fibular) e, posteriormente, ramifica-se em nervos menores nos pés, chegando até os dedos.
O tratamento correto da dor ciática irá depender da causa – pode ser uma hérnia de disco ou um nervo ciático pinçado na região dos glúteos.
A dor ciática pode acometer mulheres grávidas no final de sua gravidez já que os ligamentos se tornam mais frouxos e o bebê em crescimento coloca pressão indireta no nervo ciático.
Embora este tipo de dor seja comum em algum momento da vida e passe naturalmente após algum tempo, é preciso ficar atento a alguns sinais e procurar um médico se os sintomas forem severos; se houver fraqueza em uma perna ou pé e, se além da dor, houver febre e a pessoa já tiver tido algum histórico de câncer.
Nós, do Conceito Pilates, levamos muito a sério o tratamento da dor de coluna ou sintomas relacionados. Mais do que isto, nossos fisioterapeutas orientam nossos alunos para a prática de exercícios físicos que possam aliviar ou cessar a dor.
Temos, ainda, um tratamento inovador que visa “destravar” os nervos pinçados, proporcionando alívio imediato já nas primeiras sessões. É sempre bom lembrar que o pilates trabalha a manutenção de uma coluna alinhada a fim de corrigir desequilíbrios que exerçam pressões nas raízes do nervo ciático, o que fatalmente leva à dor.
Quer saber mais sobre o nosso método e nosso programa de tratamento de dor na coluna? Entre em contato com a gente: (31) 984629668.

Foto: Kindel Media
Deixar um comentário