A prática regular de exercícios físicos pode funcionar como uma verdadeira usina de energização para muitas pessoas, incluindo aquelas que possuem alguma restrição de saúde. Vários estudos já publicados mostram que uma média de seis semanas de exercícios físicos regulares resultam na redução dos níveis de fatiga para uma parte considerável de pessoas que relataram problemas com cansaço. Isto sem levarmos em conta os benefícios que os exercícios físicos proporcionam ao nosso coração e pulmões.

Uma boa parte das pessoas tende a acreditar que os exercícios físicos esgotam as energias, mas não é bem assim: na verdade, a prática regular de exercícios físicos, incluindo o pilates, pode aumentar (e muito!) o seu nível energético.

Os exercícios aeróbicos, por sua vez, potencializam o sistema cardiovascular e aumentam a saúde dos pulmões, o que pode, também, contribuir de forma significativa para o aumento dos níveis de energia.

Na prática, o que acontece é que quando se movimenta mais, o coração bombeia mais sangue, entregando mais oxigênio para os músculos. Com a prática regular de exercícios, o coração torna-se mais eficiente no transporte de oxigênio para o sangue, tornando os músculos mais eficientes.

Agora, você entende porque os treinamentos aeróbicos resultam em uma demanda maior dos pulmões, mas, por outro lado, exigem menos energia para o desempenho das mesmas atividades que seriam realizadas sem que houvesse o benefício do exercício físico.

Ainda que você pratique apenas pilates, cujos exercícios são em sua maioria anaeróbicos (consulte o seu professor(a) para saber mais sobre isto), você já deve ter percebido uma enorme diferença na sua disposição e energia para a prática de atividades no seu dia a dia.

Conte para a gente nos comentários!

Foto: Andrea Piacquadio