Muita gente já ouviu a palavra pompoarismo, mas nem todo mundo a atribui a termos mais técnicos utilizados pelos profissionais de saúde, como ginástica íntima feminina ou exercícios de Kegel.

Hoje, dando sequência à primeira parte deste conteúdo publicada anteriormente (caso você não tenha lido, recomendamos que o faça) vamos falar um pouco sobre a anatomia feminina, com mais uma entrevista com a educadora física, especialista em fisioterapia e ortopedia, Manuela Vital, que possui 18 anos de experiência na área e há 10 fundou o Conceito Pilates, que hoje oferece cursos 100% on-line.

Conceito Pilates: Manuela, o que é preciso saber sobre a anatomia feminina?

Manuela Vital: Na anatomia íntima da mulher, temos duas estruturas: a estrutura interna e a estrutura externa . A estrutura externa é a região onde se localiza a bacia, que é também chamada de quadril. Ela é composta por quatro estruturas ósseas, a crista ilíaca, o cóccix, o ísquio e a púbis. Dentro da estrutura externa, temos as estruturas internas, que são as veias, artérias, órgãos (úteros, ovários, trompas, bexiga e reto) e os músculos do assoalho pélvico.

Conceito Pilates: O que é o assoalho pélvico?

Manuela Vital: Assoalho pélvico ou MAP,  Musculatura do Assoalho Pélvico, é toda a rede muscular desta região, composta por 13 músculos. Esta estrutura muscular fica entre os ossos ísquios (pequenos ossos que ficam em baixo do bumbum). No meio desta estrutura encontramos três orifícios: o orifício uretral, de onde sai a urina; o orifício vaginal, por onde entra o pênis e por onde saem dos bebês e a menstruação. E o orifício retal, por onde saem as fezes. A musculatura do assoalho pélvico é uma musculatura que chamamos de “estriada”. Isto quer dizer que conseguimos controlá-la voluntariamente  através da contração e relaxamento.

Conceito Pilates:  Qual é a função do MAP?

Manuela Vital:  Os músculos do assoalho pélvico sustentam e seguram todos os órgão que ficam na cavidade pélvica – bexiga, útero e reto, evitando vários problemas que abordaremos em um próximo conteúdo. Outras estruturas muito importantes são a vulva e a vagina.

Conceito Pilates: Normalmente, as pessoas confundem estes termos. Qual a diferença entre eles?

Manuela Vital:  A vulva é a parte externa da vagina, é tudo que conseguimos ver por fora. A vagina, por sua vez, é a parte interna do canal vaginal. É somente o orifício.

Conceito Pilates: Manuela, fale um pouco sobre o clitóris e sua importância.

Manuela Vital: O clitóris é composto por duas partes. A primeira é externa e a segunda interna. A primeira parte do clitóris é o que se vê por fora e a segunda parte, a interna, não pode ser vista. O clitóris tem um formato de um “estilingue” ou de uma letra y ao contrário. Ele é uma região muito vascularizada (possui muitos vasos sanguíneos) e tem mais de oito mil terminações nervosas, o que explica a importância dele para uma grande sensibilidade a qualquer estímulo.

Se desejar saber mais sobre exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico feminino, ligue para saber mais ou envie-nos uma mensagem de Whatsapp:  (31) 98803-6329.

 

Foto: Pixabay