Se você gostou do nosso último conteúdo, irá encontrar aqui mais 10 motivos, entre tantos outros, para começar agora mesmo a praticar pilates, caso ainda não conheça a metodologia desenvolvida por Joseph Pilates no início do século XX em plena II Guerra Mundial.

Nos últimos quase 13 anos da fundação do Conceito Pilates, em Belo Horizonte, a gente conversou muito com nossos alunos e ouviu deles também sobre as vantagens de se fazer pilates, uma atividade física séria e com resultados comprovados na prática por especialistas nas áreas médica, de Educação Física e Fisioterapia.

Neste novo conteúdo, iremos listar mais dez desses motivos (você pode conferir os dez primeiros no conteúdo publicado na semana passada) para que você fique bem familiarizado com todas as vantagens que estes exercícios podem lhe proporcionar.

Os ganhos obtidos por quem pratica pilates de forma regular vão muito além daqueles de outras categorias de atividades físicas já conhecidas, como musculação, ginástica aeróbica, ginástica localizada, hidroginástica, RPG e outras, resguardadas as especificidades de cada uma delas dentro daquilo que se propõem.

Para começar, o pilates busca muito mais que a “construção” de um corpo alinhado e bonito: pilates é também equilíbrio, disciplina, concentração e relaxamento. A cada sequência de exercícios, percebe-se que o mais importante não é a quantidade de exercícios ou velocidade na execução dos movimentos, mas, sim, na qualidade de cada movimento.

Vamos a mais 10 motivos?

  1. Libera hormônios que combatem o desânimo e a melancolia;
  2. Melhora substancialmente a qualidade do sono;
  3. Pode contribuir para uma gravidez, parto e pós-parto com maior qualidade e menos traumas (sob orientação médica) ;
  4. Melhora da coordenação motora e o equilíbrio nas atividades do dia a dia;
  5. Ajuda a prevenir dores nas articulações, vértebras e músculos;
  6. Exercícios específicos para a terceira e quarta idade aumentam substancialmente a qualidade de vida e mitigam os efeitos da idade;
  7. Pode acelerar a recuperação em casos de pós-operatório (sob orientação médica);
  8. Aumenta o poder de concentração;
  9. Estimula a oxigenação do sangue e o funcionamento do sistema circulatório;
  10. Pode ser associado a outras atividades físicas sem contraindicação.

E você, já fez pilates? É nosso aluno? Conte para a gente nos comentários como a prática ajudou na sua vida, seja em relação aos pontos enumerados acima ou outros que não mencionamos aqui.

Para saber mais sobre o nosso trabalho, ligue (31) 98803-6329 ou envie uma mensagem pelo Whatsapp através do ícone no canto inferior direito desta página ou do seu telefone.

Foto: Jessica Monte / Pexels