Uma boa parte dos alunos que nos procuram no Conceito Pilates se queixam de dor na lombar. O que eles não sabem, muitas vezes, é que este tipo de dor é muito comum: no Brasil, cerca de 13% da população sofre de lombalgia (dor na lombar) – a segunda condição de saúde mais comum no país, ficando atrás apenas de hipertensão arterial!
Segundo o ortopedista Renato Ueta (CRM 111593-SP), do departamento de Ortopedia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), toda dor na coluna é um sintoma de alerta e, como tal, deve ser investigada. “É importante fazer uma avaliação médica e descartar a possibilidade de outras doenças, principalmente se a dor for reincidente”, explica Ueta.
A dor lombar é um sintoma muito comum e ocorre em todas as faixas etárias, mas indivíduos com empregos com maior exigência física, pessoas com comorbidades mentais e obesos estão mais propensas à dor. Para agravar essa condição, um estudo publicado no periódico The Lancet afirma que os pacientes estão recebendo tratamento errado para a dor lombar.
Práticas ineficientes disseminadas para tratar a dor lombar
- “Fazer repouso e esperar passar” – esse é o pensamento da maioria das pessoas, mas o correto é tentar se manter ativo dentro do possível, realizando alongamentos para que a recuperação seja melhor e mais rápida;
- Outro erro comum é utilizar, de maneira frequente, cintas, faixas e coletes para aliviar a dor lombar. Com o tempo, essa atitude pode prejudicar os movimentos da coluna e gerar dor, além de não estimular os músculos, os quais poderiam estar mais fortes para segurar a coluna;
- O uso de gelo na coluna lombar é desconfortável. O mais adequado é tentar trazer um pouco mais de conforto para a região.
Práticas eficientes para tratar a dor lombar
A bolsa de água quente pode ajudar a relaxar a musculatura mas tenha em mente que a melhora pode estar relacionada ao conforto e a sensação de relaxamento causada pelo calor local e isso pode ajudar no movimento doloroso, melhorando, assim, os sintomas e acelerando a recuperação.
Ueta destaca também que a maioria dos casos responde bem aos tratamentos convencionais e atividades físicas sem abuso de medicamentos e de cirurgias. Um outro ponto a se levar em conta, segundo ele, é que os alongamentos podem trazer alívio na coluna lombar.
Veja abaixo alguns exercícios que você pode fazer para melhorar a sua dor lombar:
- Deitada(o), dobre um joelho e abrace a perna por 40 segundos. Faça isso para ambos os lados e depois com os dois joelhos juntos.
- Deitada(o), com as pernas esticadas na parede e com o quadril encostado na parede, cruze uma perna por cima da outra e dobre o joelho da outra perna, mantendo 40 segundos. Faça isso para ambos os lados.
- Deitada(o), com os dois joelhos flexionados e quadril também flexionado, empurre suas pernas para o lado, mantendo-os assim por 40 segundos para ambos os lados.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente: Conceito Pilates – Rua Antônio de Albuquerque, 606 – sala 204, Savassi.
Ou ligue: (31)98803-6329
Foto: Rodolfo Clix / Pexels
Deixar um comentário