Em pleno século XXI, mesmo com a disseminação cada vez maior sobre as doenças e suas causas, ainda existe um grande hiato entre o desejável e a realidade.

O câncer de próstata, uma das doenças mais letais para homens, continua a fazer vítimas fatais todos os anos no Brasil e no exterior.

Exatamente como ocorre com o câncer de mama, cuja campanha de alerta é realizada nos meses de outubro, o Outubro Rosa, o câncer de próstata é uma doença de evolução silenciosa, que acomete adultos, principalmente a partir da fase adulta intermediária. Ou seja: os sintomas podem ser praticamente invisíveis, imperceptíveis do ponto de vista fisiológico, durante um bom tempo. A única forma de realmente saber se tem ou não a doença e aumentar as chances de tratamento e cura é através da prevenção, com exames de laboratório e de toque retal. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores as chances de recuperação!

Em novembro, a cor da vez é o azul: Novembro Azul é dedicado à conscientização do homem sobre a importância da profilaxia para prevenir o câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, INCA, estima que para cada ano entre 2020 e 2022 tenham sido diagnosticados mais de 66 mil novos casos de câncer no Brasil! Em todo o mundo, são dezenas de milhares de mortes em função da doença, que, aliás, é a segunda principal causa de mortes entre homens mundialmente. No Brasil, estima-se que em torno de três milhões de pessoas vivem ou lutam contra a doença. Os dados são da Sociedade Brasileira de Urologia, e milhares de novos casos são notificados todos os anos.

Como você pode ajudar nesta campanha? Compartilhe este conteúdo! Converse com pessoas da sua família e amigos mais próximos, com quem tenha liberdade de abordar este assunto essencial, ainda hoje tão coberto de preconceito.

Nós do Conceito Pilates acreditamos que saúde é algo que começa com cada um de nós!

Foto: Divulgação