Nos conteúdos publicados anteriormente, falamos sobre o novo tratamento para dor de coluna que o Conceito Pilates está oferecendo ao público e aos seus alunos, mediante ao agendamento prévio de consulta.

O tratamento diz respeito ao desbloqueio dos nervos da coluna que podem estar sendo “esmagados” e comprimidos. Através de exercícios específicos e aplicação de laser é possível reposicionar tais nervos, aliviando e cessando a dor. Segundo Manuela Vital, educadora física e graduanda em Fisioterapia, há mais de 13 anos à frente do estúdio Conceito Pilates em Belo Horizonte, a técnica leva em conta os movimentos que causam a patologia e variam de coluna para coluna.

“Tudo é levado em conta na hora da avaliação, que é a primeira consulta, de um total de sete sessões”, diz Manuela, explicando que os hábitos sedentários, idade e qualidade do sono são fatores que contribuem sobremaneira para os problemas que acarretam a dor na coluna. “Estas dores não ocorrem necessariamente em pessoas obesas ou com sobrepeso, apesar do que muitos pensam, pois não existe uma postura exatamente ideal. Por isto, irá variar de acordo com a constituição física de cada pessoa.” De acordo com a fundadora do Conceito Pilates, até mesmo bailarinas e atletas sofrem com com dor de coluna.

Ela atenta para o fato de que qualquer pessoa acima de 35 anos irá eventualmente apresentar algum desgaste na coluna – artrose ou hérnia de disco – mas necessariamente isto não significa que terão dor. Os movimentos para o desbloqueio da coluna trabalhados e ensinados aos pacientes durante as sessões deverão ser seguidos por eles diariamente. Durante o tratamento, primeiro, faz-se os movimentos de desbloqueio da coluna e, ao final da sessão, o laser é aplicado tanto na coluna quanto na artéria do braço, para que haja uma renovação celular, ativando as células de defesa e promovendo um processo de fagocitação (células boas eliminando as ruins, inflamatórias). O laser sozinho, no entanto, explica ela, não tem tanta eficácia se não houver a associação correta dos movimentos de desbloqueio.

Um dos problemas mais comuns de dor na coluna é causado pela hérnia de disco, que causa o pinçamento do nervo ciático. A dor que sai da lateral da nádega vai descendo por toda a perna, podendo fisgar o pé ou causar uma sensação de formigamento e choque. Nestes casos, a pessoa pisa e sente a “fisgada”, a dor mais comum e intensa. Mesmo nos casos onde há dor na mão, por exemplo, com formigamento, ela explica que o problema pode estar sendo causado pela hérnia de disco lá no pescoço. “Assim, se não tratar a causa da dor, que é a coluna, não vai sarar”, sentencia Manuela. “Pessoas que têm dor na lateral da panturrilha costumam tratar outra coisa, e não a causa da dor, que reside na lombar. Podem haver outras doenças e patologias relacionadas, mas o mais importante é o entendimento dos nervos comprometidos que resultam na dor”, completa.

“Nossos exercícios ‘abrem’ o nervo que está esmagado e, assim, ele é colocado para ‘respirar’ “, conclui.

Fique atento aos novos conteúdos! Iremos publicar novas informações sobre este tema tão importante para a saúde e a qualidade de vida.

Se quiser saber mais sobre esta metodologia agora, agende um horário para a sua avaliação. Ligue ou envie uma mensagem para (31) 98803-6329. Ou entre em contato através de qualquer outro canal de nossa plataforma.

Foto: Andrea Piacquadio / Pexels