“Outubro Rosa” é o mês internacional da conscientização da importância do exame preventivo de câncer de mama, o tipo mais incidente em mulheres de todo o mundo. Para se ter uma ideia da gravidade da doença, em 2020 apenas, foram estimados 2,3 milhões de novos casos, com uma taxa igualmente alta de óbitos em mulheres acometidas pela doença: 15% delas chegam a óbito. Para 2021, por exemplo, estima-se que 684.996 irão perder a batalha contra o câncer de mama (dados da IARC, Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), com sede em Lyon, na França.
No Brasil, o câncer de mama, a exemplo do que ocorre na maioria dos países, também é o tipo de câncer mais incidente em mulheres. Isto ocorre em todas as regiões do país. Uma curiosidade é que a incidência é mais elevada nas regiões mais desenvolvidas, no sul e no sudeste. Neste ano, estima-se que irão ocorrer 66.280 casos novos da doença, o que corresponde a uma taxa de 43,74 casos por 100.000 mulheres (dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer). A incidência do câncer de mama cresce progressivamente a partir dos 40 anos, bem como a mortalidade por esse tipo de neoplasia, o que demonstra que somente a prevenção pode aumentar as chances do tratamento e da cura.
Embora o método pilates seja reconhecido pelos seus muitos benefícios durante o tratamento pós-operatório em pessoas acometidas pelo câncer de mama, nós, do Conceito Pilates, acreditamos que a prevenção deva ser uma preocupação constante no dia a dia de todas as mulheres. Como atividade física, o pilates contribui para a redução do risco da doença. Pacientes com câncer – desde que com autorização médica – podem encontrar nos exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates alívio para a fadiga e dores oriundas do tratamento. Quem o pratica, consegue melhoria na mobilidade, maior força muscular e ainda obtém melhores níveis de energia, com mais pré-disposição e bem-estar.
Para saber mais, entre em contato com a gente através de um dos canais de atendimento do nosso estúdio nesta página, por e-mail, telefone ou Whatsapp.

Foto: Anna Tarazevich / Pexels
Deixar um comentário