“Por que você faz pilates?”
Poderíamos fazer esta pergunta para as centenas de alunos que passaram pelo nosso estúdio, muitos deles ainda conosco, ao longo de mais de uma década desde que entramos no mercado. As respostas seriam as mais diversas: tratamento para alívio de dores, melhor disposição para o dia a dia, tonificação do corpo, melhora na saúde de gestantes e no período de pós-parto, pré e pós-cirúrgico etc.
Nos últimos quase dois anos, no entanto, com o advento da pandemia, uma coisa que temos percebido entre nossos alunos veteranos e os que chegam é que há algo unânime que os une, independente do sexo, ocupação e faixa etária: pilates não somente faz bem para o corpo, como um todo, mas para a mente. Já diziam os antigos que “mente sã significa corpo são” e esta frase milenar nunca foi tão verdadeira nos últimos tempos quanto agora.
Para muitas pessoas, o bem-estar gerado pelos exercícios físicos do método pilates vão muito além da liberação instantânea de hormônios que trazem alívio, alegria e satisfação: endorfina, adrenalina e catecolaminas e outros. Trata-se de uma prática que durante um momento crítico de pressão psicológica e emocional, com as incertezas geradas desde o início da pandemia no início de 2020, ajudou muitas pessoas a manterem a sanidade mental, além da física. “Mesmo durante o período inicial de migração para o on-line, logo após o primeiro lockdown, sentimos que as pessoas entenderam que estar juntos naquele momento, ainda que à distância, era a melhor forma de se ajudarem a passar por tudo aquilo, novo para nós”, comentou Manuela Vital, educadora física e fundadora do Conceito Pilates. “Assim, nossas aulas virtuais foram pouco a pouco fortalecendo cada um dos nosso alunos, cada qual a seu modo, contribuindo para que ficássemos melhores, mais apoiados e menos ansiosos”, acrescentou.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, até 2030, as doenças mais prevalentes em todo o mundo serão da ordem de saúde mental, que hoje, por exemplo, já é a preocupação número um em países desenvolvidos como o Reino Unido.
Para saber mais sobre como o pilates pode contribuir com você neste momento, sobre nossas aulas nas modalidades on-line e presenciais (obedecendo aos mais estritos protocolos de segurança), entre em contato pelo e-mail em nossa plataforma ou clique sobre o ícone de Whatsapp. Ou alinda ligue: (31) 988036329.

Foto: Burst/Pexels
Deixar um comentário