Começa doendo um pouquinho e vai aumentando aos poucos. Com o tempo, a pessoa que sente a dor já se encontra mancando e com limitações nas atividades do dia a dia: assim é a dor no quadril, que chega a estar presente em 10 a 20% da população acima de 60 anos, sendo mais comum entre mulheres, embora os homens também sejam afetados.

A dor no quadril pode aparecer principalmente em função dos seguintes aspectos: sobrepeso, sedentarismo e processo de envelhecimento. Embora possa ser causada por uma série de fatores, o principal deles é uma doença chamada artrose.

O principal sintoma da artrose no quadril é a dor contínua localizada na virilha, que pode irradiar para a parte interna da coxa e joelho, podendo ocorrer também a perda de movimento, causando dificuldade de calçar meias, cortar unhas, lavar os pés e dor para permanecer por mais de meia hora em pé.

Como consequência e, na tentativa de sentir menos dor, a pessoa acaba diminuindo suas atividades e passa a andar mancando, para que a dor não apareça. Essas estratégias parecem ajudar no começo, mas contribuem para a piora da dor, gerando enfraquecimento dos músculos da perna e do bumbum, que são muito importantes e protegem o quadril.

COMO MELHORAR ?

Estudos mostram que para curar qualquer dor no corpo é preciso de movimento e não de repouso. Então, a solução é se exercitar. É claro que para cada caso, tipo e grau de dor deve-se elaborar um programa de exercícios de alongamento, ganho de movimento e, em um segundo momento, exercícios para ganhar mais força.

O fortalecimento muscular pode evitar que a artrose aumente, além de contribuir para diminuir o atrito e sobrecarga das áreas desgastadas – tudo na tentativa de devolver a pessoa para suas atividades normais do dia a dia da melhor forma e o mais rápido possível.

A realização de cirurgia e colocação de prótese às vezes é inevitável, mas um bom programa de movimento da forma correta irá restaurar a função do quadril e reduzir os sintomas, devolvendo qualidade de vida e adiando a cirurgia.

O método Pilates tem-se mostrado muito eficiente para artrose no quadril, tanto na prevenção, pré e pós-cirurgia também.

Nós, do Conceito Pilates, há 18 anos cuidando da saúde e da melhora de dores, temos estatísticas animadoras para quem sente dor no quadril:

87% dos casos têm melhora de 50% da dor em dois meses.

Para saber mais, entre em contato com a gente: (31) 98803-6329.

Foto: Retha Ferguson / Pexels