Muita gente não sabe, mas o criador do método pilates, Joseph Pilates, foi um gênio autodidata. Para buscar superar seus próprios limites e problemas de saúde, ele chegou a estudar anatomia, fisiologia, biomecânica e até mesmo conceitos da medicina oriental. Os aparelhos utilizados hoje (e considerados muito inovadores para a época em que foram criados, no início do século XX) foram adaptados de camas e cadeiras com molas de diferente tensões, além de barras instaladas para apoio.
O Conceito Pilates, como todo estúdio fiel aos princípios do seu criador, possui os principais aparelhos criados por ele e sobre os quais vamos falar um pouquinho hoje:
Reformer
Este é o aparelho mais utilizado do método em todo o mundo! Ele data da época da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) e adivinhem: o nome dado ao aparelho se deve ao fato de que Joseph Pilates acreditava que poderia “reformar” as pessoas. Atualmente, diferente da versão original (com quatro molas), o Reformer vem com cinco molas que oferecem diferentes tensões para os exercícios. Mesmo com sua instabilidade proposital, ele pode ser customizado para exercícios sob demanda, cuja complexidade é adaptada às necessidades do aluno, podendo ir do básico ao avançado.
Cadillac
Talvez, o Cadillac seja o aparelho do método Pilates que oferece o maior número de possibilidades de exercícios. Ele é chamado assim porque Joseph Pilates o comparava a um carro. Por se assemelhar a uma cama, muita gente pensa que o Cadillac foi projetado para ter um repertório de movimentos mais fácil e na posição deitada, mas não é exatamente assim. Quando foi projetado, foram adaptadas molas às macas para reabilitar os feridos de guerra acamados nas enfermarias. E a estrutura metálica deste aparelho também permite a execução de exercícios suspensos, com a utilização do peso do próprio corpo ou não.
Chair
Também chamada de Reformer na Vertical, este aparelho foi projetado a partir de uma cadeira de rodas, na qual foi instalado um pedal móvel com duas molas um ponto de apoio, com alças para as mãos.
Ladder Barrel (Barril-Escada)
É um aparelho que consiste de alguns degraus, como em uma escada e uma superfície arredondada que lembra um barril. Ao contrário de outros aparelhos que usam molas, este não as possui, pois é utilizado apenas para o trabalho de alongamento e mobilidade articular. O Barril-Escada, com sua forma arredondada, contribui para o isolamento dos músculos posturais profundos e desafia o corpo a se manter forte e flexível durante todo o repertório de exercícios.
Agora que você conhece quatro dos aparelhos que temos em nosso estúdio, fale para a gente, qual deles você curte mais para fazer os seus exercícios de pilates?
Saiba mais sobre os nossos serviços. Ligue: (31) 98803 6329
Foto: Pilates Fitness Institute
Deixar um comentário