“Setembro Amarelo” está chegando ao fim, mas a importância das campanhas de conscientização temática na área de saúde não fica restrita apenas aos meses de sua difusão internacional, ao exemplo, de Outubro Rosa (Prevenção ao Câncer de Mama) e Novembro Azul (Prevenção ao Câncer de Próstata), nos meses vindouros.

Estes são temas que merecem a atenção da população todos os dias do ano! No caso da campanha deste mês, que visa chamar a atenção sobre o “sofrimento da alma”, que pode levar ao su#cíd#io, é preciso ficar atento às patologias e transtornos mentais, uma parte delas surgindo silenciosamente em função de traumas não tratados no passado ou em função do meio onde vive o indivíduo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), doenças psíquicas vêm aumentando a cada ano, em particular a partir das consequências estressoras do período pós-pandemia. Em 2030, apontam, será a maior preocupação de saúde em nível mundial no mundo. Ficar atento às ‘bandeiras vermelhas’, que se revelam através de comportamentos aparentemente conscientes, é uma das problemáticas que desafiam o núcleo da família e dos amigos, na maior parte das vezes, a única rede de apoio com a qual as pessoas que estão sofrendo com tais distúrbios podem contar, já que nem todos buscam ou têm acesso à ajuda psicológica ou psicanalítica.

O resultado, ao final, é que muitas dessas pessoas não suportam a sua dor interior e terminam por dar cabo de sua própria existência sem deixar sinais (tão) aparentes do seu intento. “Como eu posso ajudar?” Uma boa escuta, para começar, pode ser o início de um processo que impedirá alguém de “desistir de si mesmo”. Uma vez identificado um quadro persistente (ou mesmo inconsistente) de melancolia, tristeza e depressão, quanto mais cedo se buscar a ajuda de um especialista, maior será a chance de tratamento e cura.

Nós, do Conceito Pilates, apoiamos todas as campanhas de prevenção à saúde, seja ela física ou mental!

Foto: Engin Akyurt / Pexels